domingo, 20 de janeiro de 2008

Cabofolia 10 anos - é para comemorar ou lamentar?

Esse final de semana Cabo Frio recebeu a 10ª edição de um dos principais eventos da cidade - o Cabofolia.
Com uma programação bem abaixo das expectativas dos micareteiros, desde quinta-feira passada, a cidade inteira respirou este evento. Todos os olhos voltados para aquele que pretende ser o mais importante acontecimento do verão.
Diante de tantas certezas: geração de empregos, movimentação turística, cobertura da imprensa; enfim, a dúvida da qualidade e da relação custo benefício ainda é algo que assombra a cabeça da população local, da imprensa e dos formadores de opinião.
Enquanto os produtores se esforçam para velar essa situação, a realidade ainda é: até que ponto esse evento agrada a maioria?
O desprestígio que a imprensa local sofre por parte dos organizadores é algo vexatório. Embora boa parte dos membros da produção do evento acreditem que os jornalistas da região são profissionais menores, ou insignificantes, o que se viu foi a presença de uns poucos companheiros locais(dentre eles eu!) tentando a duras penas executar o seu trabalho sem o respeito que cabe aqueles que dão visibilidade a esse evento.
Nós que realizamos um trabalho de informar durante o ano todo o cidadão morador da Região dos Lagos, sabemos que o público quer ver o que acontece nos glamorosos e "caríssimos" camarotes VIP's do evento. Para poder mostrar para aquele cidadão que não dispõe de R$ 150,00 a R$ 450,00 para tal luxo, os programas de TV local podem ser a chance de apreciar e quem sabe, investir na diversão no ano seguinte.
Mas eis que não se pode entrar! Não somos a Rede Globo - que aliás fez a cobertura do Festival de Verão de Salvador - portanto, não podemos entrar!
Sim amigo telespectador. Agora, de repente, não somos mais úteis para os organizadores do evento.

Para piorar a situação, fazer o cadastramento foi um suplício, mostrando o desrespeito pelos profissionais que trabalham com equipamentos sofisticados de mais de R$ 6 mil, que tiveram que atravessar uma "manada" de gente se espremendo para entrar na área de acesso.
Uma companheira fotógrafa teve o seu equipamento de mais de R$ 800,00 roubado na sexta-feira no tumulto do empurra-empurra da entrada. Um pesadelo de trabalho, e além de não receber, ainda perdeu seu ganha pão. Quem responderá por isso?

Durante a cobertura da imprensa o que se viu foi grosseria e despreparo por parte da equipe de apoio - especialmente os seguranças.
Na noite de sábado, foi o maior público do evento. Durante o show do Babado Novo e Netinho, a chuva resolveu punir ainda mais tanta desorganização. O camarote OFicial estava sem cobertura. As pessoas que pagaram R$ 150,00 pela entrada ficaram ao relento. Foram centenas de pessoas encharcadas e indignadas reclamando do descaso dos organizadores.
Em meio ao caos, recebemos um pedido de um folião para que fizéssemos a matéria. Fizemos e fomos imediatamente repreendidos por um bronco membro da produção que arrancou brutalmente a minha credencial do pescoço depois de impedir o cinegrafista de capturar imagens alusivas ao fato. O referido produtor impediu que continuássemos a fazer a reportagem posicionando-se em frente a câmera. Quando questionado sobre o conhecimento da Lei de Imprensa, ele imediatamente arrancou a minha credencial e me ameaçou dizendo que eu seria expulsa do local, mandando que um segurança me colocasse para fora das instalações do Espaço de Eventos.
Essa, sem dúvidas, foi a maior gafe da história desse evento. Imagens da Cabo Frio TV(canal 10 - Costa do Sol) serão exibidas essa semana mostrando a agonia e decadência do evento.
E se para os realizadores do Cabofolia e os proprietários dos camarotes VIP's nós somos imprensa menor que não merece livre acesso, aí vai a minha resposta.
Para mim, que não aprecio micaretas nem axé music, a ida a esse evento deve-se ao fato inegável de maior repercussão na cidade. Se apenas a Cabo Frio TV e outras do mesmo porte cobrem é porque a Rede Globo está cobrindo um evento de grandes proporções(repito:Festival de Verão de Salvador) que aliás, não há espaço para produtores amadores.
E da mesma forma que os produtores e empresários de Cabo Frio nos acham imprensa menor, nós também os consideramos produtores menores, afinal, se somente a Globo dá credibilidade ao jornalista profissional, na minha opinião, só a realização de micaretas e grandes festas em capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador são vitrines para Grandes Produtores. Já os produtores menores fazem como jornalistas menores - trabalham no interior, juntinho conosco.....

16 comentários:

Gretel Mattos disse...

cabofolia é pra se lamentar.
eu não participo do evento desde a 4 ediçao,q na minha opinião daí pra lá começou a falta de organizaçao e descaso dos organizadores..na ultima vez q participei do evento fui asaltada e acediada por folioes bebabdos e sem controle, os seguranças do evento estavam curtindo o show..como se não tivesse q nos proteger..acho q não deveriam acabar com o evento é sim organiza-lo melhor,respeitando os folioes e as pessoas que se predispoem a trabalhar no evento.

Unknown disse...

Desisti de cobrir o Cabofolia há uns seis anos atrás, após assistir a um espancamento de um jovem, que soube depois, resultou na sua morte. Como não gosto mesmo da música que rola por lá, e tenho um pouco de liberdade de ação, parei de ir, só retornando no ano passado, com convite (sem credencial) para assistir ao Monobloco, que faz carnaval pra carioca ver. Mas interessado em rock que sou, me credenciei para o Vabo Frio Rock, organizado pela mesma turma que faz o Cabofolia. Eles se acham os reis da cocada preta, mas nem amadores são. Umshow marcado para 17h, e às 18h, o palco não estava montado. As credencias que seriam entregues às 15h, só começaram a ser distribuídas ás 16h30, e nem crachás eram, Pegaram pulseiras co Cabofolia 2004 e mandaram pra galera. Com atraso fenomenal, o show começou, com cancelamento de bandas e desrespeito ao público e à imprensa, que não tinha como trabalhar. Enfim, se eles acham que nós somos "imprensa menor", pq eles não tem a cobertura da Globo, ou de jornais o Rio e São Paulo? Sabe por que? Porque ningfuém reconhece Froilan Moraes como produtor sério, e ele só se cria aqui em Cabo Frio.

Renato Silveira
renatojornalista@yahoo.com.br

Mariana Ricci disse...

Só lamentar. Principalmente pra mim que, como você disse, perdi meu ganha pão. Nunca tinha ido ao Cabofolia e com certeza nunca mais irei. Desorganização idêntica ao Cabo Frio Rock, mas bem pior. Até agora a ficha não caiu direito. E ainda disseram que a segurança esse ano seria maior para não acontecerem tantos assaltos, furtos, etc... mas de que adianta!? Os piores estão ali no meio da muvuca pra te roubar sem você nem sentir, porque foi assim mesmo, abriram minha bolsa e eu não senti, achei que fosse a muvucada se mexendo. Só fui ver quando entrei, um pouco antes das roletas, pra pegar minha credencial. Raiva, indignação, tristeza... não existe um único sentimento para aquele instante. Muito ruim mesmo. E acho que qualquer um que se ponha no meu lugar pode imaginar como me senti.
Sem contar tbm o vexame de sábado. Eu estava lá, debaixo da chuva... eu e mais uns 20 gatos pingados, que foi à o que o camarote lotado do Oficial se resumiu.
Enfim, mais um evento no ano, do mesmo dono, onde as coisas não andam normalmente: falta de respeito com os pagantes e com os profissionais... até quando?

Alba Regina disse...

oi renata. sou a mãe da mariana. estou escrevendo não como mãe. mas como cidadã. li seu texto inteiro. fiquei chocada com oq fizeram com vc... com oq fizeram com a minha filha ... com oq fazem com a gente todos os dias. acredito ser necessário "gritar"; colocar pra fora em alto e bom som todas as agruras que passamos e q sempre, ficam por isso mesmo. oq fizeram com vc é Crime. previsto em lei. sinto vontade de mandar seu texto para as redações de outros jornais ... enfim, infelizmente essa "gente" pisa em quem acredita ser "pequeno" infelizmente ou sei lá eu, felizmente eles desconhecem a força que vários "pequenos" podem ter quando unidos. fica aqui o meu abraço.

Unknown disse...

Com certeza para lamentar...

Falta de respeito com os profissionais da imprensa.
A minha irritação começou na entrada ,em q tive q me espremer com meu equipamento fotográfico de mais de 5.000 R$,morrendo de medo de ser assaltada,pois a minha companheira fotógrafa Mariana Ricci ,havia sido furtada no dia anterior.Dps só consegui entrar no camarote da Secaf e prefeitura..ou seja comprometeu o meu trabalho.Desprestígio total!!!!Detesto axé,detesto aquela azaração de adolescente,estava apenas cobrindo o evento para Revista Cidade.
Como se ñ fosse pouco ,vejo a minha amiga jornalista,Renata Cristiane, sendo esculachada por um produtor , pq fomos cobrir a indignação dos foliões q estavam no camarote oficial ,sem lona,tds encharcados pela chuva...
Lamentável....

Unknown disse...

Axé é musica pra quem não tem cultura. Definitivamente. Aquele bando de gente sem cultura, ouvido uma musica que so sabe falar de bunda e de rebolado. Todos unidos num local onde se preocupam em beijar na boca, encher a cara e arrumar confusão. num local com tanta gente destinada a favelização, o que esperar da organização?
O mesmo descaso que o publico tem com a sua própria vida, a organização tem com a imprensa.
ou seja, a organização é tão sem cultura e sem proósito de existência quanto o publico frequentador do evento que é considerado o maior sucesso da prefeitura.
o mais lamentável disso tudo é dar tanto credito a um eventozinho que não nos traz nada de bom. nem mesmo o turismo desse evento é de qualidade. Não traz dinheiro algum aos nossos bolsos.
Ja que é pra falar, por que não rasgar o verbo, né?

NOTÍCIAS ON LINE disse...

O FIM DO FIM
Renata, podemos assim descrever o que eu, você e toda a equipe da Cabo Frio TV presenciou...aliás vc esqueceu de mencionar um fato muito importante: Quando estávamos gravando que o produtor apareceu na frente da câmera, dentro do camarote um "foliões" que estava dentro do camarote era espancado por 7 seguranças ao mesmo tempo, por sorte o rapaz conseguiu escapar...
Adolescentes completamente embriagos, ruas laterais fechadas por policiais à paisana que cobravam R$ 15 de todos, e quando um pobre morador de Perynas tentou entrar o sujeito ainda pediu o comprovante de residência dele...
Parece surreal...
E para piorar...ao final quando nosso colega Zé do Carmo apareceu, apareceu com ele a produtora, que chorou...
Espero que ela tenha chorado por ter sido este o ÚLTIMO Cabo Folia, que aliás trouxe esse ano um público de péssima qualidade!!!

Renata Cristiane disse...

saber q a comunidade tem espaço livre para se expressar é uma grande satisfação!
Use e abuse do nosso blog!

Angely disse...

Cabofolia e suas consequencias!
Um camarote oficial, que não tem lona p cobrir o seu público... é lamentável!!!
Paguei p ter o conforto de um camarote que me oferecesse música legal,segurança, conforto. E o que eu encontrei???
Um lugar escuro, seguranças sem preparo e o teto descoberto!
Presenciei uma senhora sentada(na chuva do camarote), enquanto seus filhos tentavam se divertir.Pessoas como eu,que trabalham,são adultas,querem se divertir. e simplesmenmte pegam chuva dentro de um camarote que se diz "Oficial".Oras,se o camarote é "oficial" isso significa que é o camarote do cabofolia. Imaginem... muito desrespeito,desorganização!
Liguei p a Renata lá de dentro, fotografei e fui olhada a noite toda pelos seguranças,pois não conhecem as leis.
Sr.Froilan Moraes,a ditadura militar se foi e junto com ela a censura tbm. Por isso a Renata tinha e tem todo o direito d registrar,e eu como consumidora tinha e tenho todo direito d registrar,reclamar e reivindicar! Fiquei apavorada com os seguranças batendo num consumidor indignado! Veja bem Sr. Froilan... As pessoas merecem respeito e o senhor precisa estudar p saber q a censura já se foi!!!
E você Renata é uma excelente profissional, nada tem de menor.
"MENOR, COISA PEQUENA, PROVINCIANO", são adjetivos adequados p os organizadores do evento e do dito camarote "oficial".
Angely Guimarães.

Unknown disse...

Realmente a falta de organização e respeito pairou neste Cabo Folia! A Imprensa foi totalmente desrespeitada por parte da Assessoria de Imprensa do evento, fiquei chocada com a agressão que a Bianca Labruna me fez, quando fui reclamar sobre a dificuldade de entrar no evento, uma vez que tinha a minha solicitação de credenciamento autorizada! Uma falta de respeito!
Um tratamento como este merece um processo!
Além de tudo, minha maior tristeza foi perceber que tive este constrangimento todo por um evento de total fracasso de público! A Assessoria deveria se preocupar mais em falar a verdade para o povo, principalmente conosco que contribuimos para o evento! Que vergonha!

Prof. José Francisco disse...

Pelo visto, destratar a imprensa e maltratar o público são atitudes comuns ao organizador, pois o mesmo tratamento desrespeitoso também ocorreu no Cabo Frio Rock, que também é organizado por ele.

Caberia à imprensa livre de Cabo Frio, aliás, investigar como um evento que gera milhões de reais de lucro para o organizador pode receber verba pública de incentivo, como tem ocorrido seguidamente com esse evento, que consegue captar milhares de reais através de leis estaduais de incentivo à cultura. Dinheiro público para engordar a já gorda conta do organizador ? Uma vergonha !!!!!

José Francisco de Moura

Unknown disse...

Marcinha Ribeiro-Olá,Renata.Felismente nunca fui e nunca senti vontade de ir a tal evento,onde pelo q pude acompanhar pela tv,quase só via adolescentes bebados ou meninas rebolando em frente a camera de tv,querendo aparecer.Não sei porque e nem pra quem,mas estavam lá.Acho ridiculo aquele caminhão ficar dando voltas naquele espaço.Mas vá lá entender essas pessoas q chamam aquilo de show.Acho tb um absurdo o dinheiro q se paga pra ser assaltado,apanhar e ser assediada por aqueles imbecins q ali estão, bebados e sei mais lá o que.Deixo aqui meus respeitos aos profissionais de imprensa q ali compareceram e espero q essa tal organização seja repelida de vez de Cabo Frio e q isto não volte a acontecer.

Unknown disse...

Não sei se lamentável seria a palavra certa para falar do Cabofolia, mas vergonhoso! Todo ano é a mesma coisa. Eles se esquecem que é através da imprensa que o evento ganha tamanha divulgação. Acredito que 90% dos jornalistas não gostam de cobrir o Cabofolia...E no "aniversário" de 10 anos, a cena se repete. Seguranças desinformados, camarote mal organizado e uma assessoria de imprensa desorientada. Colocaram três pessoas para trabalhar com a imprensa mas na verdade apenas uma estava com a mão na massa. Informações erradas, credenciamento mal feito. Uma vergonha!

Gretel Mattos disse...

mas.. pensando bem.. sobre o tratamento q a imprensa recebe, e isso memso q eles querem passar.pois sabem bem q se a imprensa conseguir fazer seu trabalho vai relatar ao publico como é desorganizado e perigoso de frequentar o evento.
infelismente o q eles queriam aonteçeu.. vcs não conseguiram levar ao publico tudo o q realmente aonteçe por lá.. mas niguem engana todo mundo por muito tempo.. aguardem e veremos.é de camarote!!!

Renata Cristiane disse...

cris linda


mostrar detalhes
17:08 (5 horas atrás)
Oi!!
Li sua materia, e estou de total acordo em tudo!!
Estava no camarote Oficial este ano e foi simplismente decepcionante.
Para começar, o tratamento dos que trabalavam nele foi péssimo ( sem nenhum respeito) Fui comprar uma bebida e o rapaz que estava vendendo as fichas disse q não tinha troco e se eu quisesse teria q comprar tres vezes o que eu queria p/ ele pudesse aceitar a minha nota, depois para piorar, caiu aquela chuva forte e o camarote não tinha cobertura...

eu paguei o meu e o do meu namorado a vista (420,00) e na hora nao me toquei q não me deram nota fiscal, o unico comprovante foi o que troquei pelas camisas.

Gostaria de saber se vc ou algum conhecido tem foto do dia da chuva para que possa anexar junto a ação que estou proponto. Tenho testemunhas que estavam comigo no dia, mas meu advogado falou q se consiguir foto sera mais coisa a meu favor.
Não posso deixar de Demonstrar o enorme descaso de amadores que organizam esteve evento!
Desde já muito obrigada e não deixe de me responder!

Anônimo disse...

CARACA,EU ME SINTO NESTE EXATO MOMENTO,UM SER-HUMANO REALIZADO,NO QUE TANGE Á CONSCIÊNCIA DE TER NA MINHA CIDADE,ALMAS QUE PENSAM COM TANTA DIGNIDADE,E AO MESMO TEMPO REAGEM COM TANTA INDIGNAÇÃO,MAS COM CLASSE DE SERES PENSANTES,Á ISSO AÍ,QUE SE INSTALOU EM NOSSA CIDADE,E QUE LEVA INFELIZMENTE TANTOS E TANTOS JOVENS Á SE SUBMETER Á TODO TIPO DE PROVAÇÃO POR UM EVENTO DESORGANIZADO,REPLETO DE FALHAS,(E OLHA Q PROVAVELMENTE NÃO VOU TOCAR EM EVENTO NENHUM MAIS QUE OS PRODUTORES DESTE CABO FOLIA ORGANIZAREM),PORQUE ESTOU COLOCANDO AQUI MINHA OPINIÃO.POIS TENHO FEITO VÁRIOS EVENTOS PROMOVIDOS POR ELES DURANTE TODO O ANO,MAS NESTE ELES ESTRAPOLAM.E VAMO COMBINAR:ESSE PAPO DE IMPRENSSA MENOR,ECA.DE ONDE ELES TIRARAM ESSE ABSURDO?SEM COMENTÁRIOS.KKK,SÓ TENHO AQUI Á ENDOÇAR AS MAGESTRAIS PALAVRAS DA SUPER RENATA:OS PRODUTORES MENORES?TRABALHAM NO INTERIOR JUNTINHO COM OS PROFISSIONAIS MENORES,ENTRE OS QUAIS COM MUITA HONRA:EU ME INCLUO!E VIVA EU,E VIVA TU,E VIVA O RABO DO TATU...PARABÉNS PROFISSIONAIS LOCAIS,VOCÊS SÃO 10...